Procuradoria Geral da República recebe pedido de investigação sobre governador do DF Ibaneis Rocha e caso Master. A solicitação é do Superior Tribunal de Justiça
Natural de Governador Valadares (MG), iniciou sua trajetória no rádio...
A Procuradoria vai avaliar se abre investigação. Em depoimento, Daniel Vorcaro, dono do Master, citou o Governador

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação sobre a possível participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, nas negociações entre o Banco Regional de Brasília (BRB) e o Banco Master. O procedimento corre sob sigilo.
A solicitação foi apresentada na semana passada por políticos de oposição ao governo do DF, que pressionam pela abertura de um processo de impeachment contra o governador. Por sorteio, a ministra Isabel Gallotti foi escolhida relatora do caso no STJ e decidiu remeter o pedido para análise da PGR, responsável por definir se haverá ou não abertura de investigação.
Ibaneis Rocha foi citado no depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Vorcaro, houve conversas com o governador sobre acordos firmados entre o Master e o BRB, que, de acordo com ele, não teriam causado prejuízos ao banco público.
Apesar disso, a investigação apura suspeitas de fraude na venda de carteiras de crédito pelo Banco Master, que podem ter gerado prejuízos estimados em pelo menos R$ 5 bilhões ao BRB.
Como governadores têm foro no STJ, e não no STF, os opositores protocolaram uma petição específica contra Ibaneis no tribunal superior.
Em nota, o governador afirmou que não tinha conhecimento de qualquer fraude nas negociações entre o BRB e o Banco Master até a liquidação da instituição, e atribuiu a responsabilidade ao então presidente do banco, Paulo Henrique Costa.